Os novos rurais.
A edição desta semana da revista "Visão" é dedicada ao ambiente (http://aeiou.visao.pt/conheca-ja-a-visao-desta-semana=f631227).
O papel que a agricultura pode ter para ultrapassar a crise que o país atravessa assume o papel central da revista, com a apresentação de alguns exemplos de pessoas que trocaram a cidade pelo campo, algumas para concelhos extremamente despovoados como Idanha-a-Nova.
A minha questão é: Porque não tentar a agricultura aqui em Odivelas, na tradicional "zona saloia" que sempre abasteceu Lisboa de horticolas frescas - a freguesia de Caneças é uma referência nesse dominio? O que é a CM Odivelas tem feito no sentido da promoção da agricultura no contexto urbano e peri-urbano?
A certificação da marmelada branca de Odivelas é uma iniciativa interessante, sobretudo se os marmelos tiverem origem na produção local, ou o projecto "hortas urbanas" no espaço da Escola Agrícola da Paiã, cujo protocolo de colaboração foi aprovado em reunião de Camara em Maio passado (http://www.cm-odivelas.pt/CamaraMunicipal/DeliberacoesMunicipais/2011/10_2011.pdf)
Jovens agricultores em Odivelas.Quando estava na SEFDR, no âmbito da minha participação no grupo de trabalho da Comissão Interministerial de Politicas de Juventude em representação do Ministério da Agricultura procurei valorizar os jovens agricultores e nesse contexto foi-me apresentado um caso de helicultor (produtor de caracóis) em Caneças.
Acredito que a produção horticola pode, sem dúvida, ser uma solução de sucesso a considerar nas zonas rurais do concelho e que deve ser acarinhada pela autarquia.
Sem comentários:
Enviar um comentário