No passado dia 9 de Outubro, estive presente na sessão de lançamento do Orçamento Participativo 2013 que decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Pontinha.
Numa sala meia cheia, com a presença maioritária de associações de moradores, foram apresentadas presencialmente 8 propostas ao OP 2013. Eu apresentei a proposta de instalação de uma ilha ecológica na vila da Pontinha, adjacente à praça Bento de Jesus Caraça que foi objecto de obras de requalificação em 2009. Com a colocação da "ilha ecológica" ficaria concluída a requalificação urbana e ambiental daquele espaço público.
Praça Bento Jesus Caraça - Pontinha |
Ao fim ao cabo, era concretizar na Pontinha um projecto que foi realizado em Caneças ao abrigo do OP2009 tendo orçado na altura em 40.000€. O equipamento em questão é constituído por contentores subterrâneos para a deposição de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), que têm identificados nos marcos exteriores o tipo de resíduos a que se destina (papel, vidro e plástico).
ilha ecológica junto ao edificio da CM Odivelas na Quinta da Memória |
Mas, eis que o insólito acontece, na intervenção do Vereador do Ambiente, Carlos Bodião (PSD), refere que não foi apresentado "qualquer projecto de ambiente". No mínimo estranho, vindo do responsável pelo pelo pelouro do Ambiente e do lixo. Mas, o melhor ainda estava para vir ...
Na minha apresentação mencionei e documentei os problemas na recolha do lixo na vila da Pontinha, com verdadeiras lixeiras a ceu aberto perto de escolas e de outros locais públicos (ex. paragens de autocarro) ao que o vereador do Ambiente (ou o "Homem do lixo") afirma que "não é só a Pontinha que é uma lixeira ... é o concelho todo que é lixo!" Sem comentários.
Lixo por recolher no eco-ponto junto da paragem dos autocarros (Pontinha - Rua de Santo André) |
Para a história fica a oportunidade perdida dos serviços da CMO para trazer melhor qualidade de vida para a freguesia da Pontinha. Tal como aconteceu por iniciativa do OP 2009 em Caneças, também a vila da Pontinha merece uma ilha ecológica e um significativo ganho ambiental.
Da minha parte, fica o compromisso de continuar a lutar por um melhor Ambiente e por melhor qualidade de vida na Pontinha e em Odivelas. Talvez seja hora de a CMO considerar o lançamento de um Orçamento Participativo do Ambiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário