Para além de Lisboa, também Cascais, Vila Franca de Xira e Odivelas são referenciadas nesse caderno de sugestões de actividades para o fim-de-semana.
Instalada por iniciativa da Câmara Municipal de Odivelas (http://www.cm-odivelas.pt/CamaraMunicipal/ServicosEquipamentos/DesenvolvimentoDesportivo/Anexos/ecopista.pdf), a ecopista da Escola Agrícola da Paiã foi inaugurada em 11 de Maio de 2008, constituindo a ciclovia de referência no nosso concelho. Trata-se de um circuito pedestre e de bicicleta, com 4 km de extensão, localizado num espaço rústico de grande ruralidade - o percurso de terra batida está inserido no espaço agrícola da escola, atravessado por um curso de água (o "rio da Costa").
Ecopista da Paiã |
Motivado por uma tarde solarenga de Outono, calcei os ténis e lá fui fazer uma caminhada. Enquanto percorria a ecopista (parcialmente, porque continua por reconstruir a ponte de madeira desde que ruiu em finais de 2010... vd post http://odivelas-ambiente21.blogspot.pt/2011/11/ecopista-da-escola-agricola-da-paia.html), constatei que este espaço lúdico beneficiaria bastante de uma intervenção de requalificação das margens da linha de água e da plantação de umas árvores ao longo do percurso... e também da reconstrução da ponte de madeira que atravessava o Rio da Costa.
A ponte de madeira que atravessava a ribeira na ecopista |
Dai, resultou a ideia de inscrever no Orçamento Participativo 2013 uma proposta para a requalificação ambiental do percurso da "Ecopista" da Paiã, que contempla 3+1 linhas de intervenção:
1) Plantação de árvores ao longo do percurso da ecopista (ex. plátanos);
2) Reabilitação ecológica das margens do curso de água (plantação de árvores (ex. salgueiros e amieiros) e remoção gradual das canas)
3) Reconstrução da ponte de madeira
+
Colocação de sinalética informativa da ecopista na vila da Pontinha (as unicas placas existentes encontram-se na rotunda junto à escola agrícola).
Julgo que esta proposta enquadra-se no espírito do OP 2013 e a sua concretização beneficiaria bastante a prática desportiva informal no nosso concelho.
O problema vai ser a publicitação desta ideia junto dos Odivelenses, porque o espaço reservado para o Orçamento Participativo no site da CM Odivelas não permite a votação explicita dos municipes nos projectos apresentados, contrariamente ao que sucede, por exemplo, em Lisboa (http://www.lisboaparticipa.pt/pages/orcamentoparticipativo.php). Mesmo assim, a ideia lá seguirá o seu caminho...
"Pode nunca vir a saber o resultado das suas acções, mas se não fizer nada não haverá resultado algum"
Mahatma Gandhi
PS: O espaço de apoio à ecopista encontrava-se fechado, apesar de estar previsto que de 1 de Outubro a 31 de Março operasse aos Sábados das 15h às 18h e aos Domingo das 9.30h às 13h...